quinta-feira, 10 de março de 2011

Órgãos Linfóides e Vasos Linfáticos

O sistema linfático é um apêndice do sistema circulatório. É composto pelos órgãos linfóides e pelos vasos linfáticos. O líquido circulante é a linfa, que quer dizer: água limpa. Trata-se de um líquido incolor proveniente do extravasamento sangüíneo, composto por triglicerídeos, colóides, leucócitos e demais componentes séricos do sangue, exceto hemácias. A linfa intestinal é de cor leitosa e é denominada QUILO (vasos quilíferos).
As funções do sistema linfático são:
·  Drenar o Líquido Intersticial que não é absorvido pelos capilares venosos;
·  Controlar as pressões líquidas intersticiais, mantendo o balanço de fluídos;
·  Mecanismo de defesa, removendo antígenos dos tecidos.
A linfa está presente nos capilares linfáticos, vasos, dutos e troncos linfáticos e sinusoidais dos linfonodos. Os vasos linfáticos possuem terminação capilar em dedo de luva, ou seja, só há início para a circulação; apresenta duas válvulas a cada segmento, provocando assim um sentido centrípeto do fluxo; a exceção dessas válvulas se dá nos capilares; os dutos e troncos linfáticos têm a mesma constituição venosa. Acompanham o trajeto venoso até desembocar o duto torácico na veia cava cranial. O fluxo de sua circulação se dá pela:
·Pressão tecidual osmótica;
· Massagem;
·                   Respiração (pressão negativa, diafragma [presença da cisterna do quilo]);
·  Peristaltismo;
·  Contração muscular estriada esquelética, comprimindo os vasos;
·Contração muscular lisa da própria parede dos dutos;
·  Satelitismo com artérias.
Os órgãos linfóides são um agregado de tecido linfóide, podendo ser: solitário, difuso ou agregado. Solitários nós encontramos os linfonodos, hemolinfonodos e tonsilas. Difuso são encontrados na submucosa intestinal; Agregados são as formações encapsuladas formando órgãos específicos, dividindo-se ainda em primários: medula óssea vermelha e timo; secundários: baço e placas de PEYER (folículos linfáticos agregados).
Os linfonodos são estruturas nodulares discretas, de formato ovóide, apresentando vasos linfáticos aferentes (que chegam) e eferentes (que saem), sinusoidais, formando o seio cortical, apresenta ainda trabéculas de tecido conjuntivo, tecido cortical com nódulos linfáticos (são os centros de reação, portanto, podem facilmente mudar de tamanho), além de um seio medular.
As tonsilas assemelham-se a linfonodos, mas apresentam criptas ao invés de vasos aferentes, estão localizadas na superfície das mucosas, principalmente na porção cranial (ascendente) do aparelho digestório e respiratório.
O baço não é um órgão essencial à vida, mas tem função imunológica, de filtragem sanguínea, remove ferro da hemoglobina velha, produz e matura linfócitos, incrementa sangue nas atividades musculares exigentes. Apresenta uma polpa branca com folículos linfáticos, abastecida pela artéria esplênica; e uma polpa vermelha com sinusóides venosos, suprida pela veia esplênica.
O timo é um órgão que involui após a maturidade sexual, mas não desaparece completamente. Tem a incumbência de formar todos os linfócitos do tipo T. Possui um córtex muito desenvolvido no seu pleno desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário